Novidades
Home / Curiosidades / Chocolate Branco, afinal como é feito?
chocolate branco

Chocolate Branco, afinal como é feito?

Chocolate Branco tem Cacau?

Afinal, de que ele é feito?

chocolate branco tem cacau

O chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite em pó, açúcar (cerca de 59,4%), lecitina e essência de baunilha. Inventado na Suíça após a Primeira Guerra Mundial, lá pelos anos de 1920 e foi divulgado aqui no Brasil pela Nestlé, alguns anos depois.

Ao contrário do chocolate preto, a versão branca não leva massa de cacau na sua composição, mas apenas a gordura extraída de suas sementes. Por esse motivo, não apresenta as mesmas características nutricionais e antioxidantes, assim como o sabor característico.(Fonte: Wikipédia
)

Quem aqui nunca questionou se chocolate branco é realmente chocolate? Aí surge a próxima dúvida, se não é chocolate, então o que é? O que tem dentro do chocolate branco? Afinal, o chocolate branco tem cacau?

Vou tirar toda e qualquer dúvida sobre o que é chocolate branco!

Já descrevi um pouco e vou acrescentar mais alguma coisa sobre este assunto, detalhadamente.

A manteiga de cacau é extraída na hora de fazer a pasta de licor de cacau. Com uma prensa específica, os sólidos do cacau são separados da manteiga de cacau. Os sólidos são o que dão o sabor e a cor ao chocolate preto, e o que sobra é a manteiga de cacau! Por isso dizem que o chocolate branco não contém chocolate, pois o ingrediente principal do chocolate amargo não está presente na composição do branco.

Como a manteiga de cacau pura não é muito saborosa, os fabricantes colocam açúcar, baunilha e leite para dar mais sabor. Existem também marcas de chocolate que colocam mais óleo vegetal do que manteiga de cacau, prejudicando mais ainda o sabor da manteiga de cacau.

Como saber se o chocolate branco é de qualidade ou não?

Dica: manteiga de cacau não é branca, ela é amarelada. Se o chocolate for totalmente branco, podemos dizer que ele contém mais óleo vegetal do que manteiga de cacau. Se nos ingredientes incluir corantes, também assuma que não é chocolate puro, e sim chocolate com gordura vegetal e corante para dar um ar mais natural.

Usos práticos de chocolate branco:

Além de ser a opção preferida de algumas pessoas, o chocolate branco é particularmente bom para banhar doces, por ele ter um alto teor de gordura vegetal, ele não é tão delicado quanto o chocolate amargo!

Interessante não é? Agora já sabemos sobre o chocolate branco de que é feito!

Gostou? Então compartilhe!

 

Veja também Diversos tipos de Brigadeiros

 

Confira também

escondidinho de charque

A DELICIOSA HISTÓRIA DO ESCONDIDINHO DE CHARQUE

Culinária também é cultura não é mesmo? Por trás de cada prato existe uma origem e uma boa história para ser apreciada e para o prato ser mais desejado. Se delicie com a história do Escondidinho de Charque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *