Novidades
Home / Saladas, Molhos e Acompanhamentos / CONFIT DE TOMATINHOS
confit de tomatinhos

CONFIT DE TOMATINHOS

CONFIT DE TOMATINHOS

Mas o que é CONFIT? Ele não tem mais sua função original, mas está longe de se tornar obsoleto. O confit, palavra de origem francesa,  nasceu como técnica de conservação. Mas hoje com a utilização da geladeira, que antigamente não existia, o confit é utilizado pra cozinhar carnes e legumes mergulhados em gordura, sendo uma forma de acentuar e valorizar o sabor.

Confitar é cozinhar um alimento, normalmente submerso em banha, óleo ou azeite, de forma lenta e a uma temperatura baixa, seja na panela ou no forno para que assim, dure bastante tempo.

Vegetais diversos também ganham sabor e durabilidade ao passarem pelo mesmo processo. Podem ser ótimas opções de acompanhamento em uma refeição.

O tomate-cereja ou tomatinho, devem ser confitados com gordura vegetal, como o azeite de oliva. E é esta receita que vou passar pra vocês o CONFIT DE TOMATINHOS.

 

confit de tomatinhos

O confit de tomatinhos funciona perfeitamente como um antepasto, que super valoriza a salada e, dá ares sofisticados à massa corriqueira.

Ingredientes:

300 a 400 g de tomatinhos
Azeite de oliva
1/2 colher (café) de sal
1 colher (café) de açúcar
Tomilho fresco

 

Modo de Preparo:

Lave e seque os tomatinhos. Corte ao meio no sentido do comprimento.
Coloque os tomatinhos numa assadeira com a parte cortada para cima numa única camada.
Misture mais ou menos 1/2 colher de café de sal para 1 colher de café de açúcar, deve ser o suficiente. Salpique os tomatinhos e regue generosamente com azeite de oliva. Distribua as folhinhas de tomilho, sem os talos. Leve ao forno.
Quando os tomates estiverem sequinhos, mas ainda com líquido no fundo da forma está pronto. Deixe esfriar e guarde num vidro bem limpo, na geladeira. Coloque no vidro também o líquido que se formou na forma.

Delícia!

Veja também

ANTEPASTO DE BERINJELA E DE ABOBRINHA

Confira também

salada de folhas

Salada de Folhas

Se tem um prato que não pode ficar de fora de um cardápio esse prato é a salada. Isso porque além de ter um preparo prático, as saladas costumam ser compostas por ingredientes saudáveis. Experimente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *