Novidades
Home / Comida Vegana / Doce de Leite de Castanha de Caju
doce de leite de castanha de caju

Doce de Leite de Castanha de Caju

Doce de Leite de Castanha de Caju

(Sem Lactose)

Mais uma opção de comida vegana.

Mas o que é comida vegana? É uma dieta que inclui todos os tipos de grãos, leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas), verduras, frutas, legumes e as inúmeras receitas que são feitas a partir desses ingredientes.

Não confunda vegetarianos com veganos. Os vegetarianos tiram de seus cardápios a carne. Mas os veganos vão muito além disso: além da carne, eles retiram de suas vidas tudo que submete animais ao confinamento e maus tratos. A restrição não é só na alimentação, mas também em roupas, sapatos, bolsas de couro, produtos de lã, maquiagens e perfumes testados em animais, e por aí vai …

Pode-se dizer que todo vegano é vegetariano, mas nem todo vegetariano é vegano!

Muitas receitas são adaptadas para que os veganos possam comer com prazer. A carne pode ser substituída por proteína texturizada de soja. Quanto ao leite, também existe a possibilidade do leite de soja, leite de castanhas, etc, mas, os ovos são mais difíceis de serem substituídos.

Essa receita de Doce de Leite de Castanha de Caju é uma boa opção de comê-lo sozinho ou servir como recheios e acompanhamentos.

doce de leite de castanha de caju

Ingredientes:

1 xícara (chá) de castanha de caju (deixada de molho por 3 horas, no mínimo)
1 xícara (chá) de açúcar (pode ser demerara)
1/2 xícara (chá) de água morna
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Essa receita é para um copo de 200 ml (em média) de doce de leite. Querendo uma maior quantidade, é só duplicar ou triplicar a receita.

Como fazer o doce de leite de castanha de caju:

Escorra totalmente a água e lave as castanhas. Coloque no liquidificador. Reserve.
Em uma panela derreta o açúcar em fogo baixo, mexendo algumas vezes, e depois de derretido coloque a água aos poucos. O açúcar vai cristalizar, formando uns pedacinhos, mas deixe por mais alguns minutos que eles se desmancham.
Essa calda de caramelo você adiciona às castanhas que estão reservadas no liquidificador, acrescentando também a essência de baunilha e bata até ficar cremoso.

Pra ficar mais consistente:
-Se quiser mais durinho, aconselho a levar esse creme ao fogo e mexer até ele ficar mais encorpado. Aí, dá até pra confeitar.
-Se quiser, pode reduzir a água, mas isso dificulta na hora de bater e virar um creme homogêneo.
-Pode misturar uma colher de chá de amido diluída em 1 colher de sopa de água, bater junto e levar ao fogo, assim fica ideal pra rechear bolos

Veja também Leites Veganos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *