Novidades
Home / Dicas de Verão / ESCOLHER ALIMENTOS DE ACORDO COM A ESTAÇÃO
Alimentos das estações do ano

ESCOLHER ALIMENTOS DE ACORDO COM A ESTAÇÃO

ESCOLHA ALIMENTOS DE ACORDO COM AS

Alimentos das estações do ano

 

De acordo com estudos, muitos alimentos, cultivados e armazenados sob condições controladas, podem ser comprados durante todo o ano. Os produtos que são colhidos em sua épocas de colheitas – como morangos, tomates e uvas – costumam ser mais saborosos e podem ser mais nutritivos. Utilize essas sugestões e saiba escolher alimentos de acordo com a estação. Seja, frutas, legumes e verduras, e outros alimentos.

 

INVERNO 

Morango

 

Brócolis são ricos em ácido fólico, ferro, antioxidantes que protegem contra doenças cardíacas e certos tipos de câncer, além de conterem fitonutrientes, que também têm função protetora.

Morangos são ricos em vitamina C, betacaroteno, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio e silício. São anti-inflamatórios, antioxidantes, ajudam a evitar o câncer e estimulam o funcionamento do coração.

Carnes de Caça como faisão, perdiz, e outras aves, assim como carne de veado e coelho selvagem, são boas fontes de proteínas, ferro, zinco, magnésio e potássio, vitamina B12 e ácido fólico. Esses tipos de carne contêm uma proporção maior de gorduras insaturadas do que a carne de animais de criação.

 

PRIMAVERA

 

Frutas cítricas

 

espinafre contém ácido fólico, que diminui o risco de malformação do sistema nervoso nos fetos. Combate a anemia, a arterioesclerose e os cálculos renais.

beterraba contém carotenóides, que têm função antioxidante, e previnem o câncer e a arterioesclerose. Por conter muito ferro, combate a anemia e fortalece a vesícula biliar e as glândulas endócrinas.

Laranjas e outras frutas cítricas contêm vitamina C, o que fortalece o sistema imunológico, e bioflavonóides, para fortalecer vasos sanguíneos.

extrato de alcachofra é usado terapeuticamente para ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Cavalinha e arenque são boas fontes de ácidos graxos ômega-3, que reduzem inflamações, protegem contra doenças cardíacas e auxiliam no tratamento da psoríase e da artrite.

 

VERÃO

Tomates

 

salmão é uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3.

As uvas são anticoagulantes, estimulam o coração, reduzem o colesterol e, por ativar as secreções orgânicas, são um bom alimento para lactentes.

palmito tem poucas calorias e gorduras, e é rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Também é uma boa fonte de vitamina C.

Mariscos são ricos em zinco, necessário para a cicatrização e para a saúde dos órgãos reprodutores.

Tomates são ricos em licopeno, um antioxidante que protege contra certos tipos de câncer, em especial o câncer de próstata.

Melões são uma boa fonte de betacaroteno e licopeno.

 

OUTONO

Cenouras

 

abacate ajuda a resolver problemas do tubo digestivo e do fígado. Contém o tipo de gordura vegetal que combate o colesterol, o ácido úrico e a arterioesclerose.

Cenouras são ricas em betacaroteno, valioso na proteção contra o câncer.

berinjela é alcalinizante e laxante. Combate problemas do fígado, o colesterol e a diabete, e seu suco é diurético.

Maçãs contêm quercetina e pectina, uma fibra solúvel.

pepino é bom no combate ao reumatismo e inflamações na garganta, e previne contra problemas de pele.

milho contém carotenóides, luteína e zeaxantina para proteger contra cataratas e outras doenças oculares degenerativas.

nabo, que é um vegetal de raiz, contém fitoquímicos que podem proteger contra o câncer. Também é uma boa fonte de vitamina C.

 

Mas você não precisa ser um mestre-cuca ou ter conhecimentos especializados para conseguir comprar os melhores alimentos de cada estação. Só é preciso parar e pensar quando for ao supermercado. Se for primavera, coma muita salada verde, quando as verduras estão mais viçosas. Durante as altas temperaturas do verão, abuse das saladas de fruta e mantenha-se sempre hidratado. E, se os morangos estiverem fora da estação, dê a eles um descanso momentâneo. Você vai apreciá-los mais ainda quando chegar a época deles outra vez. Escolher alimentos de acordo com a estação, só vai fazer você ganhar em sabor e no bolso.

 

Gostou do artigo? Comente!

 

Confira também

sopa de carne

DICAS PARA MELHORAR A SUA SOPA

Veja essas DICAS PARA MELHORAR A SUA SOPA. A sopa está sem gosto? A sopa está afogada em gordura? Lhe dou a solução, adicionando sabor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *