Novidades
Home / Curiosidades / MELHORES ALIMENTOS NA RECUPERAÇÃO DA DENGUE
Dengue o que comer e o que não comer

MELHORES ALIMENTOS NA RECUPERAÇÃO DA DENGUE

MELHORES ALIMENTOS NA RECUPERAÇÃO DA DENGUE

Mosquito da dengue

Vivemos em um momento delicado! Verão após verão, a Dengue sempre tem feito muitas vítimas. Esse é o período de maior risco, pois o mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue além de outras doenças, como Zika e Chikungunya, se prolifera mais rapidamente no calor, portanto o verão se torna seu principal momento.

Dessa forma, com tantos focos de criação de mosquito, que no caso desse em especial, é a água limpa parada, começa a acontecer uma verdadeira epidemia de dengue em diversas regiões do país. É muito comum que conheçamos alguém, se esse alguém não for nós mesmos, que já tenha tido dengue.

A dengue pode ser bastante perigosa, e em casos mais graves, como os de dengue hemorrágica, ou a Zika e Chikungunya, pode levar até mesmo a morte. Mas, em geral, o grande sintoma provocado por ela é um certo cansaço e dores no corpo, e foi isso que deu nome a essa doença; dengue vem da palavra dengoso, por ficarmos nesse estado de moleza.

Uma boa alimentação pode ajudar, e muito, na recuperação de um paciente com dengue. Para isso, é recomendado uma dieta rica em alimentos que são fontes de proteína e ferro, como carnes, ovos e fígado. Esses nutrientes são importantes, pois previnem a anemia e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Ter um organismo bem nutrido favorece muito ao corpo no combate à dengue, portanto é importantíssimo se alimentar sempre, ficar em repouso e tomar ao menos 3 litros de água por dia.

Neste artigo, vou falar mais dos alimentos que ajudam na recuperação e também vou dar algumas dicas do que não comer quando se está com dengue.

Dengue o que comer e o que não comer

 

Alimentos para se recuperar da dengue

Como já falei, os alimentos que são mais indicados para serem consumidos por quem está com dengue são aqueles ricos em proteína e ferro, pois, além de evitar a anemia, também aumentam a formação das plaquetas, as quais previnem hemorragias. Durante a doença, elas ficam em falta no organismo.

Dessa forma, alguns do principais alimentos que devem ser consumidos pelo doente são as carnes magras, como frango, carne vermelha sem gordura e peixe; fígado; leite e derivados; ovos; feijão; grão-de-bico; lentinha; ervilha; água; água de coco; e sucos naturais de frutas.

Em especial, os alimentos ricos em vitamina C, como laranja, tangerina, acerola, goiaba, abacaxi e kiwi, ajudam a melhorar a absorção do ferro no intestino e a reforçar o sistema imunológico.

Alimentos menos indicados

Existem aqueles alimentos que não são recomendáveis serem ingeridos por quem está com dengue. Os principais a serem evitados são os alimentos que possuem salicilatos em sua composição. Essa substancia dificulta a coagulação e facilita os sangramentos.

Entre esses alimentos, são ameixa, cereja, amora, maçã, melão, nectarina, pêssego, uva, tangerina, limão, morango, uva passa, groselha, amêndoa, nozes, batata, pepino, tomate, abricó, pimenta, alho, cebola e gengibre. Fora esses alimentos, o doente também não deve ingerir alguns medicamentos como AAS, Aspirina e Doril.

Prevenido? Agora, é salvar essas listinhas e fugir desse mosquito.

Saúde!

Confira também

Tipos de macarrão

TIPOS DE MACARRÃO – COMO COMBINÁ-LOS!

Tipos de Macarrão - Como combiná-los! Só conhece o espaguete? Conheça vários tipos de macarrão e saiba como fazê-los! Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *