Novidades
Home / Comidas Juninas / Pamonha Doce
pamonha doce

Pamonha Doce

Pamonha Doce

Ah! Nossa pamonha … Um quitute brasileiro muito comum nos estados do Nordeste. Presença marcante nas festas juninas. Muita gente espera essa época de fartura do milho para apreciar essas delícias. Quem gosta de comida de milho, não deixa de comer uma pamonha doce de jeito nenhum!

Aprenda o passo a passo e faça a sua!

pamonha doce

Ingredientes para 5 pamonhas:

(querendo mais, dobre a receita)

6 espigas de milho maduras (nem secas, nem verdes)

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite de coco grosso

1 colher (sopa) de manteiga

1 pitada de sal

Palha de milho para embalar (se quiser, pode usar saco térmico próprio para cozimento, amarrando com elástico)

Barbante ou elástico para amarrar

 

Modo de Preparo da Pamonha Doce:

A primeira coisa a fazer é descascar as espigas de milho, cortando primeiramente os fundinhos de cada espiga, tirando a palha com todo cuidado, sem rasgá-la. Reserve essa palha, pois vai servir para embrulhar a pamonha.

Coloque uma panela cheia de água para ferver. Quando estiver fervendo vá colocando as palhas reservadas, uma a uma e deixe cozinhar por uns 15 minutos. Desligue o fogo e escorra. Reserve.

Vamos para o milho! Retire todos os cabelinhos do milho e debulhe, cortando com uma faca bem rente ao sabugo.

No liquidificador, coloque primeiramente o leite de coco e vá adicionando os grãos de milho, batendo aos poucos (se necessário, acrescente mais leite de coco). Bata até triturar bem os grãos de milho e ficar uma mistura homogênea. Muito cuidado para não deixar muito mole essa mistura, senão você não vai conseguir colocar na palha.

Em um recipiente coloque essa mistura do milho triturado no liquidificador e adicione o açúcar, a manteiga e a pitada de sal. Misture bem.

Vá escolhendo as maiores e melhores palhas já cozidas e reservadas para fazer a montagem. Enquanto isso bote uma panela grande cheia de água para ferver. Coloque a massa dentro da palha do milho, fazendo pequenos travesseiros.

A montagem da pamonha é dessa forma: palha por baixo dobrada formando um copinho, líquido da pamonha dentro, palha por cima dobrada e amarrada com o elástico ou barbante.

 

como montar a pamonha

Na água fervendo, vá colocando as pamonhas uma a uma com cuidado para não desmanchá-las. É fundamental que a água esteja realmente fervendo, pois do contrário as pamonhas irão se desmanchar. Feche a panela.

O tempo de cozimento das pamonhas é de 50 minutos a 1 hora. Estando prontas, retire com uma escumadeira e sirva quente ou fria.

Delícia!!!

Veja também Pamonha de Forno

 

 

 

 

Confira também

bolo de flocão de milho no liquidificador

Bolo de Flocão de Milho no Liquidificador

Receita fácil, prática e saborosa! Esse bolo de flocão de milho no liquidificador é de dar água na boca. Experimente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *