Novidades
quibebe de coco

Quibebe de Coco

Quibebe de Coco

Receita de Purê de Abóbora com Coco

(Tradição do nordeste usado na sexta-feira santa)

quibebe de coco

Tradição nas famílias nordestinas, no almoço da sexta-feira santa, a receita do quibebe não pode faltar.

Aqui o costume é reunir a família toda e o quibebe é muito pedido por todo mundo. Ele tem um gostinho agridoce e é ótimo para acompanhar o feijão de coco, o arroz de coco, o peixe frito, assado ou mesmo de coco. e todo mundo gosta.

Faço o prato em outras situações, é só ter um peixe pra comer no almoço, que penso logo em um quibebe (pra quem não conhece é uma receita de purê de abóbora com leite de coco), mas admito que a tradição fica (quase) restrita à Semana Santa.

Aprendi a fazer as receitas com a minha mãe, minha irmã, e passei a fazer sempre pra minha família, que aprecia muito esse tipo de cardápio.

Vamos lá, então!

Ingredientes:

1 kg de jerimum (abóbora)

1 cebola média cortada em tirinhas

2 colheres(sopa) de azeite

sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

250 ml de leite de coco fresco (ou industrializado de boa qualidade)

Preparo do Quibebe de Coco:

Corte em pedaços o jerimum, descasque e coloque em uma panela com um pouquinho de sal. Deixe cozinhar por uns 15 minutos ou que ele não fique totalmente cozido (durinho).

Depois de cozido, escorra bem.

No liquidificador coloque a metade do leite de coco e o jerimum. Bata até desmanchar todo o jerimum. Se o leite não for suficiente vá colocando aos poucos, até que fique um creme grosso e bem homogêneo.

Refogue bem a cebola no azeite.

Junte o jerimum a esse refogado de cebola e tempere com sal e pimenta do reino. Eu às vezes coloco no lugar do sal, Fondor Maggi (também a gosto). Coloque mais um pouco de azeite e deixe cozinhar até borbulhar.

Sirva quente como acompanhamento do feijão de coco, o arroz de coco e o peixe.

 

Veja também Receitas Especiais de Camarão

 

Confira também

salada de folhas

Salada de Folhas

Se tem um prato que não pode ficar de fora de um cardápio esse prato é a salada. Isso porque além de ter um preparo prático, as saladas costumam ser compostas por ingredientes saudáveis. Experimente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *