Novidades
quindim

Quindim

QUINDIM

quindim

Quindim é um doce que tem como ingredientes gema de ovo, açúcar e coco ralado. A receita de quindim que utiliza coco ralado é originária do nordeste brasileiro, diferente da receita portuguesa, conhecida como Brisa do Lis, que no lugar do coco ralado utiliza amêndoa. Normalmente, o doce pode ser preparado em formas pequenas como as de empadinhas ou em formas grandes de pudim, chamado de Quindão.

Volta e meia alguém reacende a discussão sobre o DNA do quindim – um dos doces mais apreciados no Brasil.

A troca do ingrediente se explica. Quando chegaram ao Brasil, no século 16, os portugueses tiveram que mudar várias receitas de cozinha, porque faltavam produtos iguais aos da sua terra natal. No caso do quindim, não encontraram a amêndoa européia, recomendada originalmente. Por isso recorreram ao coco.

Em 1500, ano da descoberta oficial do Brasil, sequer havia coqueiro em nosso país. Os portugueses o plantaram algum tempo depois, no litoral da Bahia, trazendo mudas de Cabo Verde, que por sua vez as recebera da Índia ou do Sri Lanka. Em 1612, o coqueiro já se espalhava por todo o litoral baiano.

Interessante não é? Um doce tão delicado que merece sabermos sua historinha.

Mas vamos à receita e se deliciar com esse doce maravilhoso!

Ingredientes:

4 ovos
4 gemas
2 colheres sopa de margarina
1 1/2 xícaras chá de açúcar
1 pitada de sal
100 g de coco seco em flocos

Modo de Preparo do Quindim:

Coloque o coco numa tigela e reserve.

Peneire todas as 8 gemas sem pressioná-las muito. As claras separadas também vão ser misturadas ao preparo. Depois bata rapidamente todos os ingredientes no liquidificador e coloque sobre o coco reservado, e misture bem, deixe hidratando por 5 minutos. Enquanto isso arrume as forminhas.

Unte bem as forminhas com margarina e passe açúcar nelas, arrume em uma assadeira e reserve.

Depois da mistura hidratada coloque nas forminhas e deixe descansando por 15 minutinhos. Coloque água fervente na assadeira e leve para assar em forno médio (180°C), até que os quindins estejam douradinhos. (em torno de 40 a 45 minutos, dependendo do forno)

Depois de assado retire do forno e deixe amornar, passe uma faca em volta dos quindins e dê uma girada, com a ajuda da faquinha retire o ar de um lado e desenforme.

Dica: caso não dê tempo de esfriar na hora de desenformar, coloque um pouquinho de água fervendo na assadeira que eles tornam a aquecer e soltam da forminha.

Pode ser feito como Quindão também, pra isso use uma forma de pudim pequena…

Veja também a receita de Pudim de Doce de Leite e Pudim de Pão
 
e Brownie de Chocolate Branco

 

Confira também

brownie de tapioca na frigideira

Brownie de Tapioca na frigideira

Brownie de Tapioca na Frigideira Tem dias que a gente só quer comer um doce …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *