Novidades
Home / Bolos e Tortas / RECEITA DE BOLO DE ROLO
bolo de rolo

RECEITA DE BOLO DE ROLO

RECEITA DE BOLO DE ROLO

O bolo de rolo é um doce brasileiro, típico de Pernambuco. A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Sua origem está na adaptação do bolo português “colchão de noiva”, uma espécie de pão de ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante na Zona da Mata, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Até hoje é comum polvilhar-se o bolo de rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa. (Fonte: Wikipedia)

Aprendi a fazer essa receita de bolo de rolo com uma amiga muito querida. E aprender a fazer bolo de rolo é como andar de bicicleta, você nunca mais esquece.

Geralmente, o bolo de rolo tradicional a massa é enrolada com uma camada de goiabada derretida, dando a aparência de um rocambole, embora seja diferente em vários detalhes, especialmente no preparo específico no bolo de rolo, com as camadas de massa e goiabada bem finas e o sabor característico, completamente diferente do rocambole.

Diante da popularidade do bolo de rolo, novos sabores foram criados. Hoje há receita de bolo de rolo que pode ser encontrada com massa de chocolate e com recheios variados: doce de leite, chocolate derretido, creme de morango, creme de ameixa, Nutella, chocolate branco, e por aí vai … O importante é estar ao seu gosto.

receita de bolo de rolo

Ingredientes:

  1. 250 g de manteiga ou margarina

  2. 250 g de açúcar

  3. 250 g de farinha de trigo peneirada

  4. 06 ovos

  5. 01 colher de chá de fermento em pó

  6. Goiabada derretida ou outra geleia de sua preferência

Modo de Preparar a Receita de Bolo de Rolo:

Na batedeira, bata a manteiga ou margarina, o açúcar e os ovos até formar um creme fofo. Adicione a farinha e o fermento e bata até misturar bem. Asse em forno preaquecido (5 minutos) em 180°C, em dois tabuleiros para rocambole, forrados com papel manteiga. Unte e enfarinhe o papel manteiga e divida a massa igualmente. Espalhe a massa com uma colher de sopa, deixando a massa bem fina e uniforme. Os bolos só ficarão no forno somente até secar a massa, não é necessário ficar dourado.

Dica importante:

O segredo do ponto da massa é: depois de uns 5 minutos assando, você abra a sua mão bem aberta e toque de leve com as pontas dos dedos na massa ainda no forno. Se colar massa nos seus dedos, deixe mais 1 a 2 minutos. Se não colar massa na ponta dos seus dedos, é hora de tirar. (A diferença do tempo está na temperatura de alguns fornos serem mais quentes ou não).

Montagem:

Desenforme sobre um pano úmido e polvilhado com açúcar. Passe o recheio de sua preferência e enrole. Reserve. Pegue a segunda massa e passe o recheio. Coloque sobre o começo dessa massa, o bolo reservado e enrole novamente. Faça tudo isso o bolo ainda quente. Corte as beiradinhas pra ficar bem bonito.

Delícia!

Veja também

Bolo de Macaxeira ou Aipim ou Mandioca
 e 
Bolo de Laranja e Chocolate Branco

Confira também

bolo de flocão de milho no liquidificador

Bolo de Flocão de Milho no Liquidificador

Receita fácil, prática e saborosa! Esse bolo de flocão de milho no liquidificador é de dar água na boca. Experimente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *