Novidades
Home / Sopas / Sopa de Batata e Sopa de Mandioca (Macaxeira) com Carne
caldo de macaxeira com carne

Sopa de Batata e Sopa de Mandioca (Macaxeira) com Carne

SOPA DE BATATA E SOPA DE MANDIOCA COM CARNE

A sopa é um importante elemento da alimentação de crianças, jovens, adultos e principalmente idosos. Hidrata e alimenta ao mesmo tempo. Os ingredientes da sopa são tão variados quanto as mais diversas culinárias, podendo incluir hortaliças (batata, cebola, couve, cenoura), gorduras vegetais ou animais, carnes ou peixes, etc… Os nutricionistas aconselham a ingestão diária de sopa para uma dieta alimentar equilibrada. A maior parte das sopas é de baixo custo, de confecção simples e de digestão fácil, contendo vários tipos de vitaminas. (fonte: Wikipedia)

“Vamos fazer sopa de letrinhas: coloque seu teclado na água e… Ops!” Esse texto é uma parte de um versinho, que na verdade desconheço o autor, mas achei super engraçado,  porque lembra a famosa sopa de letrinhas, ou seja, com massa em formato de letrinhas que amávamos quando éramos crianças. Mas não vou dar a receita da sopa de letrinhas e sim vou deixar aqui não só uma, mas duas receitas de sopa: a SOPA DE BATATA e SOPA DE MANDIOCA COM CARNE. Super práticas e deliciosas. Mais algumas das receitas de sopa que tenho como Caldo Verde Sopa de Ervilha com Presunto e Couve.

SOPA DE BATATA

SOPA DE BATATA E SOPA DE MANDIOCA COM CARNE
Ingredientes:

2 batatas doces médias

2 batatas inglesas médias

1 cebola grande

1/2 colher rasa (cafezinho) de noz moscada

1/2 colher (cafezinho) de sal

1/2 colher rasa (cafezinho) de pimenta do reino

1 colher (sopa) de manteiga

1 litro de água fervendo

1 cubo de caldo de galinha

 

Modo de Preparo:

Descasque e corte a cebola em fatias bem finas, coloque numa panela em fogo baixo/médio com a manteiga e espere até que tudo se misture, (3 minutos) rale a noz moscada e misture. Deixe por mais 3 minutos.

Coloque 1 litro de água para ferver à parte. Nessa água coloque o cubo de caldo de galinha.

Enquanto isso, descasque e corte as batatas em rodelas, coloque-as na água caso for demorar para que não escureçam, depois do processo acima coloque-as dentro da panela com a cebola. Refogue por 10 minutos.

Coloque 1 litro de água fervendo com o cubo de caldo de galinha na panela, o sal e a pimenta, aumente o fogo para médio/alto tampe a panela e deixe ferver até que as batatas estejam bem cozidas.

Desligue o fogo, espere esfriar e bata no liquidificador.

Sirva quente! Delícia!

 

SOPA DE MANDIOCA (ou macaxeira) COM CARNE

Quem já me conhece um pouquinho, sabe o quanto eu gosto de um caldinho ou uma sopinha. Esse é muito simples, de macaxeira (ou mandioca) com carne bovina. Sempre tenho um pacote de macaxeira no congelador, crua ou aquela que sobrou do  jantar.

caldo de macaxeira com carneIngredientes:

400 g de macaxeira já descascada

150 g de carne bovina (de primeira)

1 cebola pequena

1 colher (sopa) de alho picado

2 cubos de caldo de carne

óleo vegetal

queijo parmesão ralado (opcional)

cebolinha picada à gosto

serve 4 pessoas

 

Modo de Preparo:

Cozinhe a macaxeira em 1 litro de água e os caldos de carne. Depois de cozida, bata tudo no liquidificador e reserve.

Na mesma panela que você cozinhou a macaxeira, coloque o óleo, a cebola e o alho e refogue a carne em tirinhas finas. Não tempere, jogue ela na panela e deixa fritar bem, até fazer uma borra no fundo da panela.

Depois, acrescente o líquido reservado, mexa bem e acerte o sal (se necessário). Se você achar que está muito grosso, acrescente um pouco de água filtrada. Deixe cozinhar por mais uns 5 minutos e sirva com cebolinha picada e torradas. E o queijo ralado por cima, caso queira.

Caprichei na escolha dessas duas receitas de sopa: a SOPA DE BATATA e SOPA DE MANDIOCA COM CARNE. Aproveite essas delícias!

Gostou? Compartilhe!

One comment

  1. O caldo de macaxeira é muito bom. Fácil de fazer e muito gostoso. Recomendo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *